quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Coco antes de Chanel

O filme mostra a evolução de Gabrielle Chanel a ícone mundial da moda


Preto básico, bijouterias, moda navy, tailleurs, roupas de jersey, a mistura de preto e branco - tudo isso tem uma coisa em comum: Coco Chanel. A estilista icônica mudou a moda feminina com suas ideias visionárias no começo do século 20.
O filme "Coco Antes de Chanel" mostra como Gabrielle Chanel foi de uma pobre órfã a uma das mulheres mais respeitadas no mundo. E como ela inventou um estilo que viraria a alta moda para muitas gerações. Afinal, quem vocês acham que foi a primeira mulher a fazer o estilinho de alfaitaria?
Gabrielle "Coco" Chanel, interpretada pela adorável Audrey Tatou de "Amelie Poulain" não foi uma mulher agradável e simpática. Ela era mau humorada, ranzinza e cheia de vontades - mesmo aos 20 anos de idade.
Começando com um pequeno olhar à infância de Chanel num orfanato, o filme da diretora francesa Anne Fontaine passa pelas fases variadas da vida da estilista: cantora de cabaret, costureira e o começo de sua carreira criando chapéus para as atrizes de Paris. E nos dá uma visão bastante clara do que inspirou a mulher que mais influenciou a moda na história.
"Coco Antes de Chanel" é mais do que uma biografia, dá ao espectador a sensação de estar junto à Chanel quando ela resolve cortar a camisa do seu amante, o barão Etienne Balsan, e a costurar no seu vestido. Quando ela tira o espartilho do vestido para dançar melhor no palco. E quando usa as calças e gravatas de Etienne para andar de cavalo.
O especial do filme não é descobrir novas coisas a respeito de Chanel, é ver o rosto dela brilhar e saber que a cabecinha dela está rodando cheia de idéias, seja ao notar a simples beleza dos sweaters listrados dos pescadores numa viagem a Deauville, ou descobrir que o preto e branco que as freiras no seu orfanato usavam pode ser uma combinação revolucionária e chique. Num mundo cheio de excessos e falsidades, Chanel consegue ser uma realista, sabendo que a simplicidade até em uma roupa marca mais do que se mostrar pelas plumas, cintas e joias que as mulheres usavam na época.
Apesar do filme não retratar muitos dos acontecimentos ,que alguns críticos consideram essenciais para a biografia de Chanel, mostra por uma visão heróica, elegante e romântica a vida de Gabrielle antes dela se tornar a famosa Coco Chanel.













Nenhum comentário:

Postar um comentário